FLEURITY // Doação de coletores menstruais trazem autonomia às mulheres indígenas Yawanawa

Por Ariella Marques

Fotos: Leandro Valente


    No final do mês de agosto de 2018, o Projeto Aldeia Lixo Zero deu mais um passo com o apoio da empresa de coletores menstruais FLEURITY. A empresa doou mais de 100 coletores menstruais que foram entregues para as mulheres indígenas Yawanawa, como opção ecológica na substituição do uso do absorvente comum, evitando a geração de mais resíduos no território indígena do Rio Gregório. 

    Durante a ação, a designer de permacultura e educadora ambiental, Isabelle Santos, responsável pela capacitação em redução, reutilização e reciclagem de diferentes tipos de resíduos, fez uma palestra para as mulheres, explicando sobre a importância da substituição dos absorventes comuns para o coletor menstrual e como usar e cuidar da higiene do coletor menstrual. 

Isabelle Santos junto com as mulheres Yawanawa na entrega dos coletores menstruais da Fleurity

Isabelle Santos junto com as mulheres Yawanawa na entrega dos coletores menstruais da Fleurity

Segundo informações da empresa Fleurity, seus coletores menstruais são feitos de silicone medicinal hipoalergênico e, além de serem flexíveis e confortáveis para quem usa, eles são reutilizáveis com vida útil é de em media até 10 anos. Já os absorventes comuns são descartáveis e levam cerca de 100 anos pra se decompor na natureza. Além disso, por não permitir que o sangue menstrual fique em contato com a pele, o Fleurity diminui a incidência de infecções e alergias decorrentes do uso dos absorventes comuns, tanto internos quanto externos e também reduz a proliferação de bactérias na região íntima.

    Os coletores foram muito bem aceitos pelas mulheres Yawanawa, os olhares curiosos eram nítidos, mas o que fez elas aceitarem tão bem foi o fato de que elas não precisarão mais gastar dinheiro com a compra de absorventes e agora podem se sentir tranquilas por não estarem gerando mais lixo na aldeia. 

 

Alaynara Yawanawa entusiasmada com a autonomia que terá com o uso do coletor da Fleurity.

Alaynara Yawanawa entusiasmada com a autonomia que terá com o uso do coletor da Fleurity.

Desde que ficou sabendo do impacto ambiental causado por um absorvente íntimo, durante visita do Projeto Aldeia Lixo Zero no território indígena Yawanawa em abril deste mesmo ano, a professora Isabel Yawanawa ficou muito reflexiva e decidiu parar de usar os absorventes. Ela ficou utilizando paninhos como opção e agora, com a chegada do coletor, ela tem uma nova oportunidade de se cuidar sem se preocupar com a geração de lixo e com a segurança e liberdade de movimento que o coletor menstrual traz.

    Os absorventes comuns externos ou internos, são resíduos não recicláveis e demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza. Graças ao coletor menstrual, a quantidade de resíduos produzidos pelas mulheres durante o período fértil é bastante reduzido. Pra quem nunca ouviu falar ou se interessou em adquirir algum, segue links para mais informações:

https://www.facebook.com/fleuritybr/
https://www.youtube.com/channel/UC-Bf1Gfr42-_oFAetkTXiuQ/videos
http://fleurity.com.br
https://www.instagram.com/fleuritybrasil/

A Fleurity enviou os coletores em saquinhos ecológicos de algodão cru para evitar o lixo desnecessário das embalagens.

A Fleurity enviou os coletores em saquinhos ecológicos de algodão cru para evitar o lixo desnecessário das embalagens.